Florais

Essência floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcaólica diluida que não possui princípios ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente administram-se via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.

É uma terapia criada, nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o stress, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.

Os doze curadores:

Curar o Doente e não a Doença

Edward Bach considera que a causa real por trás das doenças, de importância primordial, é o estado mental do paciente e, não a condição do seu corpo. Qualquer doença, por mais séria que seja, por mais crónica que seja, será curada, restaurando ao paciente a felicidade e o desejo de continuar com o seu trabalho na vida. Muito frequentemente a doença é, por exemplo, simplesmente resultado de uma pequena alteração no seu modo de vida, alguma pequena ideia fixa que o torna intolerante aos outros, algum senso incorrecto de responsabilidade que o mantém escravizado, quando ele poderia estar a fazer um bom trabalho, ou mesmo algum medo que não se encontra consciente.

"A doença é o resultado de acções e pensamentos errados"

"Na verdade colhemos o que plantamos e, assim como julgamos também somos julgados"

Edward Bach

"O novo método de elaboração de Essências Florais trabalha directamente com o corpo energético das plantas, para estabelecer assim um meio de tratar o corpo energético do homem ou outro ser vivo. Isto tem duas vantagens fundamentais: por um lado, a planta não se vê destruída nem afectada, dado que o corpo energético volta a recarregar-se durante a noite seguinte às primeiras horas da manhã. Por outro lado, mediante este método obtemos uma Essência energetícamente muito alta, livre das vibrações dolorosas das flores cortadas."

Andreas Korte

Voltar ao topo

Contactar o autor: julio@mestrias.com - Informações sobre terapias e iniciações: terapias@mestrias.com