O centro de Yoga procura ser um lugar que permite aliviar a constante pressão da vida moderna.

Proporciona a atmosfera ideal para um trabalho de auto-conhecimento e o desenvolvimento de ideais espirituais.

O centro de Yoga Sivananda de Lisboa promove a prática do Yoga para alcançar estes fins. Os  programas e aulas de Yoga fundamentam-se nos princípios do "Yoga de Síntese" de Swami Sivananda, onde encontram a práctica do yoga clássico.


Vida Simples. Pensamento Elevado.

Swami Sivananda


 
Centro de Yoga Sivananda em Lisboa :
Professor de Yoga :
http://www.sivananda.pt/
http://omkarvidya.blogspot.com/
 
As doze posturas básicas:


 
Shirshasana
Invertida sobre a cabeça

Considerado como o "Rei dos Asanas" os seus benefícios principais são proporcionar descanso ao coração e sistema circulatório; aumento do fluxo sanguíneo rico em nutrientes e oxigénio para o cérebro, coluna dorsal e sistema nervoso simpático; alívio da pressão lombar; melhoria da concentração e da autoconfiança.

 
 

Sarvangasana
Invertida sobre os ombros

O principal benefício é o de estimular e equilibrar o funcionamento da tiróide e paratiróide. Fortalece a garganta e região torácica, alonga a região cervical bem como os músculos dos ombros.

 
Halasana
O arado

Proporciona um excelente alongamento te toda a coluna aumentando a sua flexibilidade. Os músculos das costas, ombros e braços são fortalecidos, os órgãos internos massajados aliviando problemas de indigestão e obstipação.


 
Matsyasana
O peixe 

Proporciona uma massagem natural dos ombros e pescoço; diminui a rigidez das regiões cervical, torácica e lombar; au- menta o suprimento de sangue aos nervos cervicais e dorsais, tonificando-os; favorece a respiração profunda que ajuda a aumentar a capacidade pulmonar.

 


Pashimothanasana
Flexão para a frente

Tonifica os órgãos digestivos melhorando a digestão; excelente para diabéticos na medida em que estimula a função do pâncreas; fortalece os músculos do jarrete (parte posterior do joelho); acalma a mente.


 
Bhujangasana
A cobra 

Tonifica os músculos das costas, profundos e superficiais; ao receber um excelente alongamento posterior cada vértebra e seus ligamentos são trabalhados e a circulação sanguínea é estimulada; tonifica o útero e os ovários aliviando problemas menstruais e ginecológicos; a grande expansão provocada no tórax beneficia asmáticos e pessoa com problemas respiratórios.



 
Salabasana
O gafanhoto

Dá flexibilidade à zona cervical; trabalha toda a musculatura dorsal e abdominal; os órgãos internos especialmente pâncreas, fígado, rins e intestinos são estimulados; favorece a digestão aliviando transtornos gástricos; desenvolve a caixa torácica e melhora a respiração.

 
Dhanurasana
O arco 

Flexibiliza a coluna; expande a caixa torácica; os órgãos digestivos são massajados e revigorados contribuindo para a redução da obstipação e melhoria da digestão; ajuda a reduzir a gordura na zona abdominal.
Ardha Matsyendrasana
Meia torção 

Ao fazer pressão com uma coxa contra o abdómen, está a massajar os seus orgãos internos e a promover o respectivo funcionamento e saúde.
 
Kakasana
O corvo 

Fortalece braços, pulsos e ombros; ajuda a aumentar o poder de concentração; promove o equilíbrio físico e mental.

 
Patha Asthasana
A cegonha

Provoca um alongamento intenso nos tendões das pernas e na zona lombar. Traz sangue novo ao cérebro e dá uma sensação refrescante de bem estar.
 
Trikonasana
O triângulo

Alonga a coluna; aumenta a irrigação sanguínea da cabeça; estimula órgãos abdominais; revigora todo o sistema nervoso. 
 

A Chris em Anjaneyasana

 

O Júlio em Shirshasana na praia